quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Gigante esta Aceso

Beira-Rio, inverno de 1980, o estádio parece vazio, o concreto parece gelado. Ouço pelo rádio poucas informações sobre o jogo, tudo parece de pouca importância, mas na minha doce ilusão de criança, nada poderia abalar a missão de meus super-heróis. A notícia, naquele momento, mais importante, parecia ser a ida do mais valente deles, para Roma...poderia ter sido contratado, para ser um futuro guardião do Vaticano??Deveria estar indo para proteger o Papa de algum atentado...só pode ser.!
 Mas, tudo parecia calmo. Nos meus dez anos de idade não conseguia entender, o motivo de não poder assistir o espetáculo pela televisão. Afinal deveria ser mais importante um jogo da Libertadores, do que um jogo do Campeonato Brasileiro, contra o time de camisa verde do Mococa.
Mas, tudo parecia frio...o jogo?? Escutei a transmissão pelo rádio...0x0. O time parecia congelado!!
Uma semana depois, veio o jogo da volta. No Uruguai, meus super-heróis lutavam uma batalha cisplatina. Eu, no interior do Rio Grande do Sul, com o coração em Montevidéu, com o radinho no ouvido, sentado na mesa da cozinha, tentava sentir o espetáculo...Goool! Gol de um tal de Vitorino??Gol de quem??? Não, esse não parecia fazer parte do meu rol de super-heróis...não podia ser...1x0 para eles!!!
Com lágrimas nos olhos, testemunhei meus heróis sendo congelados em terras inimigas.
Mas, tudo voltaria ao normal, afinal tratava-se de uma legião infinita de super-heróis! Mas, não foi bem assim. passaram-se anos de sofrimento...uma década de agonia...duas décadas de exílio! Até que já no novo século, em uma tarde noite fria, .uma fumaça negra é avistada, vinda de dentro de meu próprio Castelo.
Seria uma fumaça de guerra?? Não, pelo que sei a batalha com os paraguaios está marcada para daqui há alguns dias. Isto está mais parecendo ser um ato oriundo de meu rival mais próximo. Não sei qual a intenção de tamanha ousadia !! O fogo, surgindo do concreto gelado, dali mesmo, de onde o meu povo mais humilde assistira em pé inúmeras batalhas, travadas por nossos heróis, trouxe estampado em sua face não só o ódio de meus arquirrivais, mas trouxe também uma chama viva sedenta de esperança por dias melhores para o Planeta Vermelho. E quase que como num passe de mágica, as paredes de nossa fortaleza gigante, juntamente com seus gladiadores mais vorazes, iniciaram um processo de descongelamento do coração alvirrubro.
A batalha com os paraguaios? Só se ouviu o brando de uma torcida ferrenha que incendiou seus guerreiros de uma forma jamais vista por este país afora!!
Aos deuses do futebol...o Exército Vermelho está salvo!!!
Aos deuses do Olimpo...meus heróis da infância estão vivos!!!
Obrigado...o Gigante está aceso!!!

Márcio Mór Giongo, em 7 de agosto de 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário