terça-feira, 22 de maio de 2012

Passos na Estrada


Passo a passo. Trinta e oito passos. Um primeiro passo na arte de andar. Um primeiro passo para  uma reconciliação. Um primeiro passo para o amor. Um primeiro passo para voar. Um primeiro passo para o céu. Um passo dos pássaros que passam. Um passo em falso. Um passo no abismo. Descompassados passos. Os profundos passos da estrada, as pegadas sinuosas de uma trilha, os passos longos e duradouros de nossas vidas.
No aconchego da Pasárgada branco e rubra, passos importantes e imprescindiveis, na estreia do escrete colorado no Campeonato Brasileiro de 2012. Aos largos passos de Leandro Damião, em uma passada confiante e vigorosa, uma meia-lua inteira e a pelota passando zunindo, pelos ouvidos do arqueiro paranaense. Um lindo primeiro tento e um valoroso primeiro passo, rumo a primeira vitória no certame!
Passos ao vento, passos ao sol brilhante, passos macios ao tapete verde, passos para o futuro, passos de um passado longinquo. Os passos de Damião, os passos de Datolo e os passos de Dagoberto, conjugados, no segundo e belissimo tento rubro, lembraram e muito aqueles passos maravilhosos, dos craques rubros da decada  de 70. Ah, tantos passos distintos, passes magistrais e um tiro certeiro de Dagoberto no canto esquerdo do goleiro curitibano.
A estrada é longa, há passos importantes a seguir, o caminho é distante e com pedras, algumas flores e espinhos, muitos espinhos! O primeiro e essencial passo foi dado. A espera de um segundo, no proximo domingo, nas areias do Rio de Janeiro e  todos os demais trinta e seis passos, pela quilométrica e vasta costa brasileira.

Ademais, minha caneta vermelha disse e assina ao povo rubro.

Por Márcio Mór Giongo

Foto : Terra Esportes.

 




2 comentários: